quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A Passageira

Ela vai de trem, volta de avião, a estação é a sua casa, a estrada o seu chão. Ama a vida que tem, ama tanto que odeia, sem pesar vai-se embora, mais uma vez, a passageira.
Guarda o mundo dentro de seus olhinhos escuros,um pouco grande do mundo que pôde recolher, Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga e Pantanal, todo um pouco de Brasil carrega, se vale e faz sentir saudades.
A pequenina mulher com uma mala nas mãos e uma mochila nas costas,o peso de errar sem paradeiro e nem prazo pré estabelecido, ela aprendeu a não ter medo do desconhecido, e conheceu a falta que sente e a falta que faz sentir.
A jaqueta marrom de couro carrega no braço, caso vá esfriar, veste a fina regata bordada e a calça jeans folgada, não sabe como o tempo estará.
Junta todos os seus detalhes, seus pesares, suas dores, reúne todos seus olhares, suas cismas e amores. E vai. Vai como na primeira vez, vai desconfiando internamente de que não será a ultima.
Ela deixa pegadas à sua maneira, discreta demais pra cravar marcas,forte demais pra passar sem deixar seus sinais.
Fala coisas sobre as gentes diferentes do que a gente é, ninguém é igual, ela se permite ser interlocutora da diferença.
Conta casos de viajantes solitários e histórias pra dormir que aconteceram de verdade, cita nomes, apesar de esquecer um ou outro, afinal, foram tantos. Mas nunca esquece de fazer com que se viva a sua lembrança narrada em viva voz.
O tempo que compete com ela já alcançou singelamente as suas formas, deixou mais brancos os seus cabelos, traçou linhas leves sobre sua face. Mas ela não demonstra o seu tão grande cansaço, ela ainda é linda quando sorri, é perfeita quando é o que nasceu pra ser.
Por isso ela tem que partir, tem que aceitar, vai ter que se encantar com outros cantos, se apaixonar por outro lugar.
Deixou seu coração com outro alguém pra não perder o senso de direção nem a coragem, com as passagem marcada de ida ela se prepara para viajar, sem datas marcadas ou promessas precisas,mas ela vai voltar.
Vai voltar porque é esse o seu destino, vai voltar por não ter porque lá ficar, e além disso apesar de não ter mais coração, ela ainda sabe o que amar.

Nenhum comentário: