domingo, 29 de janeiro de 2012

A FORMAÇÃO DE UM "IDIOTA ÚTIL"

A mente humana é um campo muito fértil, podendo florecer quase tudo que nela se plantar. Dos eixos linguísticos, o associativo, por meio da camada ótica, é o que mais percebe, recebe e internaliza informações. Por informações subentende-se todo tipo de dados e fenômenos que podem ser captados pelos sentidos e armazenados na memória remota. Por exemplo, se você está no interior da sua casa e ouve um helicóptero passando sobre ela, não necessitará ir à janela, ou ao quintal para averiguar visualmente se é mesmo um helicóptero. Simplesmente em algum momento da sua existência esta informação foi captada pelos sentidos, associada a uma imagem formada pelos diferentes canais, e internalizada em sua biblioteca neuronal. Algumas pessoas possuem tal capacidade extremamente aguçada a ponto de aperceber-se de diferentes informações ao mesmo tempo, como também de dar o insight sobre seus conteúdos elaborados. A camada ótica é responsável por cerca de 73% das informações captadas e processadas na memórias imediata e remota. Por esta razão os especialistas em marketing usam tanto as imagens, as cores, a repetitividade, e os movimentos. As pessoas têm verdadeira adoração pelo sucesso, pela fama, pelo que é belo, e que, supostamente, lhes proporcionará bem-estar. É intrínseco à natureza almática do homem o desejo de coisas boas, ao que chamam de felicidade. Quem não gostaria de ter a tranquilidade de morar bem, comer bem, ter laser, frequentar bons restaurantes, teatros, shopings? Quem não gostaria de ter paz, aquela paz fruto de uma segurança de que jamais será assaltado, furtado, roubado, sequestrado, acidentado, e violentada em seus direitos? Quem não gostaria de viver em um país sem miseráveis, sem pobreza, sem desempregados, onde todos pudessem ganhar a vida pelo seu trabalho? Há uma constante inquietação na alma humana por encontrar respostas e soluções a muitos dilemas. Especialmente quando se vive em um país imenso e rico, como é o caso do Brasil.
Vive-se, atualmente, um tempo de muitas lutas: lutas pelo poder, pelo controle da informação, do voto, do fluxo de riqueza. O pior tipo de luta é pelo controle das mentes humanas. Como não é uma tarefa simples, pois o homem é uma unidade complexa e inteligente, usam-se de inumeráveis expedientes para tanto. São métodos antigos e variados ao longo do tempo, e em diversas situações e palcos históricos. Controlar indivíduos, segmentos da sociedade,  setores da produção, lenta e gradativamente, é o primeiro passo para controlar toda a sociedade. 
Alguém já afirmou, muito apropriadamente, que a mentira é a coisa que mais se aproxima da verdade. É fato, pois do contrário, não induziria ninguém a nada, uma vez que seria facilmente rejeitada. Vivemos um tempo em que a mentira está mais disseminada do que em qualquer outro tempo. Ela vem com a sua roupagem de engano, fazendo um verdadeiro estrago nas mentes imediatistas, consumistas e cheias de presunções. Nos últimos 25 anos a sociedade brasileira vem sendo bombardeada vinte e quatro horas por dia, com informações e desinformações.  A grande mídia, escrava das grossas verbas institucionais, está basicamente rendida e vendida. Informam e desinformam ao sabor dos interesses do vil metal.
A subversão ideológica e psicológica consiste em mudar a percepção do homem individualmente, e da sociedade como um todo. O bombardeio, ora de informações, ora de desinformações acaba por provocar uma incapacidade no indivíduo para processar inteligentemente o que se passa. Por confusão mental e preparo subliminar, as pessoas passam a imaginar que tudo é aceitável. Alguns imaginam que, não podendo entender tudo, é melhor confiar no mais óbvio e desejável. Passam a confiar em uma ideologia que os engana e seduz com promessas de felicidade para si, e para todos. A enchente de informações é tão grande que a pessoa se torna incapaz de processá-las, internalizá-las e respondê-las inteligentemente. Não consegue deduzir com a lógica simples e formal. Perdendo o seu self control, da sua família, das instituições, e mesmo da própria lógica da realidade.
Nos anos 40 e 50 as ideologias marxistas-leninistas tentaram controlar o país de modo organizado, mas falharam. Quando os militares tomaram o poder nos anos 60, eles os enfrentaram por meio das estratégias de guerrilha com treinamentos de jovens em Cuba, ex-URSS, e até mesmo na China Maoísta. Perderam a batalha por falta de articulação e de organização. Após o fim do regime militar, passaram a adotar a tática do cognominado 'marxismo cultural'. Por este método inundaram as escolas secundárias, as universidades, e as artes com a "politização" de esquerda numa espécie de lavagem cerebral. Acenam com a beleza de uma sociedade justa e igualitária, produzindo um grande número de "idiotas úteis"[Полезный идиот], nos dizeres de Vladimir U. Lênin. Este exército de iludidos se torna absolutamente alienado em uma nova utopia, pensando e reagindo a certos estímulos pré-inoculados neles pela repetitividade das ideias com nomes bonitos. Quando conseguem ajudar a instalar o novo sistema, e observam que não tem nada de novo e que são ditatoriais, abusivos, centralizadores e manipuladores, tanto quanto o sistema anterior, se desiludem e se tornam os piores inimigos. Aí são levados ao ostracismo, ou executados em paredões como qualquer outro idiota.

Nenhum comentário: